Opto Visão

47 9 9198-0111

Principais Defeitos de Visão que Pedem Óculos

Mais de 16% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de deficiência visual, segundo dados do IBGE.

Publicação 3

Publicação 3

Problemas de visão são bastante comuns entre os seres humanos, mais de 16% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de deficiência visual, segundo dados do IBGE. Problemas de visão podem surgir de diferentes formas, desde causas genéticas até pelo envelhecimento natural dos olhos ou, em alguns casos, devido a algum trauma. Felizmente os principais defeitos da nossa visão podem ser corrigidos através do uso de um óculos ou lentes de contato. Neste artigo vamos listar os principais defeitos da visão, suas causas e sintomas.

1-MIOPIA

A miopia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de longe, sendo ela o distúrbio refrativo mais comum em todo o mundo. No olho da pessoa míope, a imagem de objetos distantes se forma antes da retina, em vez de na própria retina. Não se sabe exatamente quais fatores levam à miopia, mas sabemos que existe um fator genético importante. Se uma criança tem pais míopes ela terá maiores chances de desenvolver miopia. Pode ser muito difícil de identificar este problema quando o grau é baixo e os sintomas, além da visão turva para longe, podem ser o pestanejar constante, o forçar para ler de longe, dores de cabeça ou tensão ocular. Um óculos com lentes divergentes são utilizadas para corrigir a miopia.

2-HIPERMETROPIA

Hipermetropia ou hiperopia é uma condição do olho onde a pessoa tem dificuldade de enxergar de perto. Nesse caso a luz é focada na parte posterior da retina, ao invés da própria retina. É causada por um problema na formação do olho, sendo ele muito curto ou havendo algum defeito na formação do cristalino ou na córnea. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e astenopia. A hipermetropia pode ser corrigida utilizando um óculos com lentes convergentes.

3-ASTIGMATISMO

As pessoas com astigmatismo têm dificuldade em diferenciar, por exemplo, letras parecidas como o H, M e N. Isso acontece pois a visão dessas pessoas fica desfocada em qualquer distância. Esta condição ocorre por que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme. O astigmatismo está relacionado a uma má formação da curvatura da córnea, que ao invés de ser oval acaba tomando a forma esférica. Com esta formação os raios de luz se concentram em vários locais da retina em vez de se focarem em apenas um, tornando a imagem menos nítida. Entre outros possíveis sintomas estão a fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir veículos durante a noite. Sua correção é feita com lentes cilíndricas.

4-PRESBIOPIA

A presbiopia ocorre devido ao processo natural de envelhecimento, muito comum em pessoas com mais de 40 anos. O cristalino se torna mais rígido o que faz com que o olho, ao observar objetos a curta distância, foque a luz atrás da retina em vez de na própria retina. Os sintomas mais comuns são dificuldade em ler textos com letras pequenas, dores de cabeça e astenopia. Normalmente um simples óculos para leitura é suficiente para corrigir este problema.

5-ESTRABISMO

Mais comumente chamado de vesgueira, ocorre quando há um desalinhamento entre os dois olhos. Existem diversos tipos de estrabismo: estrabismo convergente, estrabismo divergente e estrabismo vertical. No primeiro caso, o olho afetado fica apontando para o nariz, no segundo caso apontando para fora e no terceiro caso, o olho afetado pode apontar para cima ou para baixo. Pode haver uma combinação de desvio horizontal e vertical num mesmo paciente (por exemplo em direção ao nariz e para baixo). Pode se manifestar no início da vida, mais tarde ainda na infância e até mesmo na vida adulta. Quando manifestado já na vida adulta, pode ser causado por doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça. Quando tratado cedo (antes dos 2 anos de idade) a visão baixa pode ser curada, sendo que quanto mais tarde o tratamento iniciar, menores são as chances de cura. Eliminada a baixa visão, o próximo passo é curar o desvio dos olhos. Normalmente isso é feito apenas com o uso de óculos, porém em alguns casos uma cirurgia pode ser necessária.

Nós da Opto Visão atendemos tanto crianças como adultos. Agende a sua consulta pelo Whatsapp.

Veja mais

WhatsApp